segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Jornal aposta nas redes sociais para se aproximar dos leitores de cultura

Por Kelly Cora Macedo

Revistas e jornais impressos vêm cada vez mais se adaptando às novas tecnologias na necessidade de estarem mais próximos dos leitores que estão sempre conectados. As plataformas online são agora ponto certo dos grandes grupos comunicacionais, se apresentando nas diversas mídias sociais como Facebook, Twitter e Instagram. Exemplo disso é o jornal O Estado Folha de S. Paulo, fundado em 1875.

Instagramo jornal se apresenta em três perfis. Um de user @estadao que é onde são compartilhadas principalmente fotos dos leitores e pequenos trechos das principais matérias com o endereço do texto completo, para quem quer continuar a leitura; @estadaoacervo, espaço onde são compartilhadas fotos históricas do jornal; e um perfil de cultura, o @estadaocultura, que tem a seguinte bio (descrição): "informações sobre cinema, dança, música, literatura, teatro, artes e televisão". Tem ainda o link do Caderno 2 da versão online do Estadão.

O usuário que tiver um perfil no Instagram pode acompanhar as programações culturais do eixo Rio-São Paulo, com direito a vídeos próprios da plataforma e cobertura em tempo real de eventos culturais como Festivais de Música, Bienais, entre outras. O Estadão aposta também numa página no Facebook para manter seus leitores informados sobre o que acontece no Caderno 2, sempre com hiperlinks que direcionam para a versão online do jornal. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário