segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Núcleo Regional de Educação realiza Festival Regional de Artes Estudantis


Por Elinete Carvalho
Com o tema “território de integração e potencialidades”, o Festival Regional de Artes Estudantis 2015, trouxe muita criatividade para o Sertão do Vale do São Francisco neste final de semana. O evento, realizado pelo Núcleo Regional de Educação (NRE), sábado (26), no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro-BA é para evidenciar as potencialidades artísticas da região.
As performances são individuais ou conjuntas
Composto por sete modalidades, o Festival teve apresentações de canções, dança,  coral, artes literárias, exibição de vídeos, mostra de artes visuais e álbuns patrimoniais. As exibições, desenvolvidas durante todo o dia, ocupou salas, foyer, teatro interno e teatro de arena. Um dos momentos mais esperados foi o Festival Anual da Canção Estudantil (FACE), no qual os estudantes mostraram suas experiências criativas e dinâmicas, e para encerrar a noite, a Banda Matingueiros fez o público se balançar, através da mistura de ritmos do grupo.
Para uma das organizadoras do evento, Rosi Sena, O evento reconhece as particularidades dos dez municípios  que formam o NRE 10. “Nesse espaço se produz vida, se produz cultura. A educação se desenvolve e busca, cada vez mais, a perspectiva da contextualização, reconhecendo cada espaço de forma mais ampla, no contexto do Sertão do Semiárido do São Francisco”, explica.
A estudante universitária, Tâmara Mendes, participou do festival como jurada e aprovou a iniciativa. “Fiquei emocionada em ver o quanto a arte pode atuar como instrumento libertador na vida e no desempenho dos alunos da rede pública estadual de ensino”,  Segundo a estudante, o evento contribui para que os alunos se encontrem com as suas próprias habilidades, seja performance corporal ou escrita, além disso, para ela, eventos como esse enaltecem a arte e a cultura regional de maneira geral, conclui Mendes. 
Pauta: Thamires Costa
Imagem: Divulgação
Edição: Kelly Cora Macedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário