segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Gatos: animais fazem parte da paisagem na UNEB


Por Irenilda Maria e Mirielle Cajuhy
Fotos: Lidiane Lopes

A história da origem dos gatos é vasta, datada de oito mil anos atrás. Várias controvérsias existem, indo desde a Roma antiga quando eram enterrados com os donos, até a China, sendo companhia escolhida pelas mulheres. Além disso, o gato preto era considerado pela Igreja Católica, símbolo do demônio. Já aqui na América, há especulações que eles chegaram pelos navios de Cristovão Colombo.
No Brasil o número de residências que abrigam esses felinos não é possível contabilizar,  além dos milhares que vivem na rua. Em Juazeiro-BA, principalmente na Universidade do Estado da Bahia, Campus III, abriga vários desses animais. Ninguém sabe de onde vieram, quando começaram aparecer. A cada dia procriam e o número aumenta sem nenhum controle.
O ato
Atualmente vivem e fazem parte da paisagem do Campus, em média, dez animais. Eles são alimentados por funcionários e alunos, mesmo existindo, desde 2013, um Ato Administrativo que proíbe essa prática. O ato surgiu após uma visita da vigilância sanitária, constatando que os animais ficam no espaço da cantina e isso seria  impróprio, por questões de saúde e higiene. A determinação foi assinada pela diretora Aurilene Rodrigues Lima, no ano de 2013, e desde então, está em vigor. No entanto, de acordo com Hélio Batista - coordenador administrativo DCH III - que responde no momento pela direção, "o ato não é proibitivo. É só uma forma de alertar". Hélio também ressalta que não há punição para quem desrespeita a medida, por falta de pessoal para fiscalizar.
Maria de Lourdes do Nascimento, funcionária de serviços gerais do departamento, é uma das pessoas que cuida dos gatos e dá comida. "Geralmente, as pessoas trazem os gatos para o campus, muitas vezes doentes... Eu tenho pena e ajudo". Ainda segundo Lourdes, as represálias por conta dessa prática, são constantes por parte da direção. Maria de Lourdes sabe que alimentar os animais é "errado", mas, desconhecia o Ato Administrativo.
De fato, os bichos estão bem alimentados
O aluno de jornalismo Jean Brito percebe com naturalidade a presença dos animais no espaço da instituição. "A direção da Universidade deveria fazer um espaço reservado para esses gatos", afirma o estudante. No que diz respeito a questão de alimentação é importante que por exemplo, quem quiser contribuir com alimentação, traga uma ração específica para os animais".
A estudante Iara Bispo também concorda com a sanção administrativa imposta pelo departamento, mas lamenta se por acaso, os animais forem expulsos do Campus III. "Se tiverem que tirar eles [os animais] daqui, para onde eles vão?"
Produção:
Juliano Carmo
Kris de Lima
Lidiane Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário