sábado, 26 de setembro de 2015

A importância da prática de exercício físico para a saúde

Por Beatriz Souza
Fotografia: Vanessa Luz


É muito comum ouvir as pessoas se queixando que nunca tem tempo para nada. A prática de exercício físico regular é deixada de lado por falta de interesse ou de tempo, mesmo sabendo dos prejuízos que o sedentarismo pode acarretar. Conforme estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), até o final de 2015 haverá no mundo cerca de 700 milhões de obesos, e atualmente no Brasil são cerca de 30 milhões de pessoas e se somadas aquelas com sobrepeso, esse número chega a 95 milhões de brasileiros.
 Além do sedentarismo o uso de bebidas alcoólicas e o vício de fumar prejudicam ainda mais a saúde das pessoas. Manuela Gondim, 22 anos, que se encontra acima do peso, declara: “caminhar, correr, praticar qualquer exercício físico não é comigo. Não consigo me imaginar uma pessoa fitness, que não come de tudo, que não bebe uma cervejinha e acorda às cinco da manhã para malhar. Sei do risco que corro com meu estilo de vida, e pretendo mudar velhos hábitos, mas é muito difícil” destacou a estudante.
Para quem pretende começar a investir na saúde e deseja praticar exercícios físicos, o professor de educação física João Batista Ferreira Borges, tantos anos, explica que “quem prática exercício de forma regular tem como benefícios melhorar sistema cardiorrespiratório, a pressão arterial e no caso dos idosos melhora da osteoporose. E para quem não curte musculação, a caminhada é uma ótima opção. Já que temos ciclovias outra opção é o ciclismo, modalidade que vem crescendo muito na nossa cidade, ginastica aeróbica e também há exercícios com a dança como a zumba”.
O policial militar João Costa, pratica corrida nas areias da Ilha do Fogo e para ele esse tipo de atividade, que faz a sete anos, é muito importante. “Primeiro porque a profissão exige e também é uma maneira de manter o corpo em forma, sem contar que é uma terapia porque me relaxa. Comigo é atividade sempre”, enfatiza.
Já o educador físico, João Batista, faz um alerta para quem costuma fazer dietas e exercícios físicos sozinho. “O correto é fazer exercício com um profissional, pois, o mesmo dará o caminho certo para que o indivíduo alcance o principal objetivo que é saúde. Diante de uma avaliação física, o profissional poderá identificar quais os pontos positivos e negativos para melhor condicionar o indivíduo. Um exercício incorreto pode até levar uma pessoa a morte”.


Pauta: Elaine da Silva
Texto: Beatriz Souza
Fotografia: Vanessa Luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário